Por Silvana Tai
•
17 de outubro de 2022
O principal objetivo é posicionar os clientes na mídia, o que - ao contrário do que alguns acreditam- não é tarefa simples. Para que uma empresa ou marca ganhe espaço em um telejornal, rádio, podcast, portal ou veículo impresso, a agência de comunicação cumpre um planejamento e um processo que envolvem vários passos. O time da Make Buzz listou o passo a passo, explicando a importância de cada etapa e resumindo a atuação de uma assessoria: Imersão : A imersão no cliente é o primeiro passo. Nesta etapa, a assessoria deve estudar tudo sobre o cliente, pesquisar sobre concorrentes, procurar entender qual o tipo de negócio que o cliente ou marca oferece, e de que forma isso pode ganhar repercussão na imprensa. O assessor deve entrar no mundo do cliente e entender como funciona cada setor da empresa. Além disso, é importante saber quais são os objetivos desse cliente, entender o motivo de ter contratado uma assessoria e por que quer aparecer na mídia. Uma vez feita essa imersão, o assessor está pronto para o próximo passo. Planejamento : Nessa etapa, o assessor pensa em todas as estratégias que irá usar para conseguir atingir os objetivos de comunicação do cliente, ou seja, a assessoria começa a pensar em como irá colocar aquele cliente na mídia. O plano deve considerar o cenário atual do mercado do qual o cliente faz parte, levando em conta a concorrência, e como usar mensagens-chaves para que o assunto do qual o assessorado deseja tratar chegue na imprensa e atinja seus públicos-alvo. Estratégia em ação : É o momento em que a equipe de assessoria começa a colocar em prática tudo o que foi desenhado no planejamento estratégico. É aqui que a assessoria utiliza seus contatos e seu relacionamento com os jornalistas para abrir oportunidades para possíveis pautas, entrevistas exclusivas e outras estratégias. Aqui, é possível potencializar resultados usando ferramentas específicas, para atingir o maior número possível de jornalistas que tratam de assuntos relacionados ao cliente, abrindo portas nos mais diversos tipos de veículos. Clipping : Este é o passo onde o assessor coleta os resultados que saíram na mídia, verifica em que data saíram, e em quais veículos saíram. O clipping é essencial para que o cliente conheça os resultados e entenda como os temas trabalhados estão sendo abordados, e também para entender se ele está conseguindo atingir seus objetivos com a assessoria de imprensa. Nessa etapa, é feita uma apuração minuciosa para que todos os resultados sejam capturados, e para que o processo chegue à sua última fase. Apresentação/ Consolidação dos resultados : Por último, mas não menos importante, vem a fase da consolidação dos resultados, na qual o time de assessoria elabora relatórios com base nas inserções capturadas no processo de clipagem. O relatório pode ser mensal, trimestral ou semestral, e tem como objetivo apresentar os resultados do período de forma didática e analítica, com uso de gráficos, porcentagens, prints e outros recursos. Através das análises feitas no relatório, é possível saber se os objetivos propostos no planejamento foram alcançados, e que tipo de melhoria pode se pensar para o futuro. Gostou do passo a passo da assessoria de imprensa? Venha fazer barulho com a gente. Seja um buzzer.